Trabalhando com as TICs - Unidade III

ATIVIDADE 3.6 A

PLANEJANDO UMA ATIVIDADE USANDO MIDIAS DIGITAIS

Construindo Hipertextos na Internet sobre Ecologia

Para realização desta atividade, eu e a professora Adelina chegamos ao consenso de executar um projeto realizado em outra escola por uma colega na qual a produção dos alunos foi publicada no site da escola, nós poderíamos criar um blog para publicar todas as atividades realizadas pelos nossos alunos.

Público alvo: 7º ano do Ensino Fundamental

Disciplina: Ciências

Tema transversal: Meio Ambiente

Softwares necessários: Internet Explorer

Tempo previsto: 9 aulas

Professora Regente: Clarissa Flores

Professora de STE: Adelina

Ementa:

  • Ecologia: Catástrofes ambientais

Objetivos:

  • Engajar o trabalho em equipe, a partir de um projeto dividido em etapas intencionais de reflexão e mudança sobre a responsabilidade pessoal do aluno sobre o ambiente;

  • Estimular a pesquisa e a seleção de informações relevantes ao meio ambiente, bem como as possíveis conseqüências de ações da atualidade que vão repercutir em um futuro próximo;

  • Familiarizar os alunos com conceitos e linguagens utilizados na internet;

  • Construir um Blog para divulgação das pesquisas realizadas e conclusões a respeito do tema estudado.

Metodologia:

Na sala de aula (2 aulas):

· Apresentação do tema a partir do documentário “Aventuras no Novo Ártico”;

· Apresentação e discussão do tema com os alunos;

· Organização dos grupos de trabalho e definição do tema de cada grupo;

· Distribuição e preenchimento da folha de atividade.

No laboratório de informática (7 aulas):

Primeiro Encontro (3 aulas):

  • Pesquisa na internet sobre o tema;

  • Seleção dos textos, imagens e links mais relevantes;

  • Edição do texto final para cada uma das páginas do site;

Segundo Encontro (4 aulas):

  • Discussão a respeito de conteúdo e design;

  • Apresentação do Blog e explicação básica de como utilizar;

  • Publicação na internet;

  • Socialização das descobertas e avaliação da aprendizagem do conteúdo proposto.

Competências e Habilidades:

· Analisar, refletir e interpretar os resultados da pesquisa;

· Compreender as ações do homem na natureza como principal motivo de degradação ambiental influenciando na ocorrência de possíveis catástrofes;

· Elaborar e utilizar modelos científicos que modifiquem as explicações do senso comum, explorando conceitos adquiridos a partir de seus próprios estudos;

· Identificar os diversos fatores que se inter-relacionam nas mudanças ambientais;

· Utilizar os Hipertextos como fonte de aprendizado e transmissão de conhecimento adquirido.

Avaliação:

· Desenvolvimento individual durante as etapas de execução;

· Avaliação da qualidade de informações e estética da página construída.

Comentários