Trabalhando com as TICs - Unidade III

ATIVIDADE 3.7

EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA

Para executar o Plano de aula elaborado, foi apresentado às turmas de 7º ano o documentário “Aventuras no Novo Ártico”. Neste primeiro momento, eu e a professora Adelina achávamos que encontraríamos resistência da turma. Embora Educação Ambiental seja hoje um tema inserido no contexto escolar, não é aceito por todos. Os alunos nem sempre compreendem a importância desse tema para a sua formação. Surpreendemo-nos com a atenção da turma, com o seu envolvimento e a demonstração manifestada no desejo de buscar, pesquisar e aprofundar seu conhecimento na temática do filme, acerca do desequilíbrio ambiental vigente.

A turma foi dividida em seis grupos com os subtemas: devastação, poluição, extinção da fauna e flora, escassez da água, assoreamento, e aquecimento global. Cada grupo teve como tarefa preencher a ficha da equipe de trabalho como ponto de partida às buscas para a construção do blog. Durante a execução, seguiram com segurança as orientações passadas pelos textos planejar é preciso e pesquisa de conteúdo. Esse material serviu como apoio e orientação às próximas etapas.

No decorrer do que foi planejado para ser executado em 9 h/a, nos deparamos com as dificuldades que os alunos tiveram na construção do blog. Com a dificuldade dos caminhos dessa etapa, os alunos verificaram a impossibilidade de seguir o roteiro descrito anteriormente, em apresentação, como sugestão de desenvolvimento de trabalho no planejamento do blog.

As turmas desenvolveram esse trabalho em um prazo mais longo. Muitos alunos nunca tiveram acesso a esse tipo de trabalho. Ficaram ansiosos para ver o trabalho finalizado e compararem a produção dos demais colegas. O produto final foi socializado pela turma. Alguns, não corresponderam ao que se esperava a qualidade não foi tão boa devido ao curto espaço de tempo.

Os bons resultados do trabalho, estarão disponíveis na internet através do blog, e certamente, estimularão outros estudantes a utilizarem essa tecnologia como instrumento de estudo e aprendizagem.

Comentários