Trabalhando com as TICs - Unidade IV

ATIVIDADE 4.3
SOCIALIZANDO UMA EXPERIENCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA

A criação deste projeto foi para o desenvolvimento de um trabalho diferenciado na escola, com o foco de desenvolver, nos alunos, a capacidade de planejar e executar projetos de aprendizagem, com o uso de diversas tecnologias, incentivando-os à pesquisa e compartilhamento de aprendizado. Até no momento não foi aplicado.

Instituição proponente: Escola Municipal Prof. Licurgo de Oliveira Bastos
Título do projeto: Alimentos e saúde
Disciplina: Ciências
Responsável pela execução do Projeto: Clarissa Flores
Turma envolvida: 8º ano do ensino fundamental

Apresentação:
Os alimentos em geral são fonte de prazer e de saúde quando ingeridos nas quantidades corretas e preparados de forma atrativa e saborosa. Porém, também podem ser fonte de doenças se cuidados higiênicos forem esquecidos durante o preparo das refeições.
A higiene é fundamental, para prevenir a grande quantidade de doenças que possam ser transmitidas através dos alimentos e que constitui um dos principais problemas de saúde pública na maioria dos países. Todos, com exceção do sal e da água, os alimentos são perecíveis, ou seja, são suscetíveis a alteração e deterioração com maior ou menor rapidez e o que pode causar alguma doença.
Segundo a Organização Mundial de Saúde, a higiene dos alimentos compreende "todas as medidas necessárias para garantir a inocuidade sanitária dos alimentos, mantendo as qualidades que lhes são próprias e com especial atenção para o conteúdo nutricional".

Justificativa do Projeto:
A preocupação com a alimentação deve começar na escolha dos produtos na prateleira do supermercado, passando pela manipulação dos mesmos e finalizando com as praticas das refeições.
Este trabalho visa promover o conhecimento e a prática de hábitos saudáveis de alimentação, bem como alertar para as estratégias corretas de manipulação dos alimentos, visando proteger a saúde da população contra doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

Competências:
• Compreender o papel das ciências naturais e das tecnologias a elas associadas, nos processos de produção e no desenvolvimento econômico e social contemporâneo.
• Identificar a presença e aplicar as tecnologias associadas às ciências naturais em diferentes contextos relevantes para sua vida pessoal
• Compreender organismo humano e saúde, relacionando conhecimento científico, cultura, ambiente e hábitos ou outras características individuais.
• Entender métodos e procedimentos próprios das ciências naturais e aplicá-los a diferentes contextos.
• Apropriar-se de conhecimentos da ciência para compreender o mundo natural e para interpretar, avaliar e planejar intervenções científico-tecnológicas no mundo contemporâneo.

Habilidades
• Confrontar diferentes interpretações de senso comum e científicas sobre práticas sociais, como formas de produção, e hábitos pessoais, como higiene e alimentação.
• Utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas apresentadas de diferentes formas.
• Comparar diferentes instrumentos e processos tecnológicos para identificar e analisar seu impacto no trabalho e no consumo e sua relação com a qualidade de vida.
• Selecionar procedimentos, testes de controle ou outros parâmetros de qualidade de produtos, conforme determinados argumentos ou explicações, tendo em vista a defesa do consumidor.

Programa/Procedimento:
• Intoxicação alimentar;
• Benefícios de uma alimentação balanceada;
• Higiene;
• Acondicionamento dos produtos.
Procedimentos: As aulas ocorrerão por meio de estudos dirigidos, iniciando com a apresentação de slides que tratam dos Benefícios de uma Alimentação Balanceada. Num segundo momento inicia-se a leitura de um texto, seguida de debate entre os participantes.
O projeto também será trabalhado na Sala de Tecnologia Educacional onde os alunos deverão assistir a uma apresentação de slides “Alimentos seguros= Garantia de Saúde”, a base para este estudo é a Cartilha sobre Boas Práticas Para Serviços de Alimentação, publicado pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Mídias: Data show, computador, internet, Power point e textos (mídia impressa).

Período de realização: 6 h/a (aproximadamente 3 semanas)

Avaliação: ocorrerá mediante a participação nos trabalhos escritos e através de questionamentos orais que serão desenvolvidos de forma individual e grupal.

Referências:
ANVISA - Cartilha sobre Boas Práticas para serviços de alimentação Resolução-RDC nº 216/2004
Sichieri. R. et al Recomendações de alimentação e nutrição saudável para a população brasileira Arquivos Brasileiros de Endocrinologia & Metabologia São Paulo 2000, vol.44, no.3

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