Dra. Mayana Zatz
Mayana Zatz possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1968), doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (1974) e pós-doutorado em Genética Humana e Médica pela Universidade da Califórnia (1977).
É professora titular de Genética do Instituto de Biociências da USP. Foi pró-reitora de Pesquisa da USP (2005-2009). É coordenadora do Centro de Pesquisas sobre o Genoma Humano e células-tronco (CEGH-CEL) e do Instituto Nacional de Células-Tronco em Doenças Genéticas. É membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia de Ciências dos Países em Desenvolvimento (TWAS) e presidente fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (Abdim). Ganhou vários prêmios nacionais e internacionais. Recebeu a Ordem Nacional de Grã-Cruz de Mérito Científico do Governo Federal e do Governo de São Paulo. Entre os prêmios internacionais, destacam-se o L’Óreal/Unesco para Mulheres na Ciência (2001), Prêmio TWAS em Pesquisa Médica (2004), Prêmio México de Ciência e Tecnologia (2008) e Prêmio Conte Gaetano por trabalhos sociais 2011).
Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando em biologia molecular com enfoque em doenças neuromusculares e pesquisas em células-tronco. Publicou 333 trabalhos científicos (agosto de 2013) que foram citados mais de 7 mil vezes.Tem índice h=41 (web ok knowledge) e h=40 (web of science). Foi colunista da revista Veja, tendo publicado mais de 250 artigos científicos para leigos. É autora do livro “GenÉtica: escolhas que nossos avós não faziam”. Tem grande interesse em questões éticas relacionadas com o Genoma Humano, testes genéticos e células-tronco. Entre agosto de 2010 e dezembro de 2012 fez parte do corpo de revisores (BORE) da revista Science. Participou ativamente da aprovaçã das pesquisas com células-tronco embrionárias pelos parlamentares (2005) e Supremo Tribunal Federal (2008).
Linhas de pesquisas
- Estudo genético molecular em doenças neuromusculares e neurológicas
- Estudo da expressão de genes relacionados a doenças neuromusculares em linhagens de células-tronco obtidas de indivíduos normais e pacientes afetados
- Estudo da expressão de genes relacionados à diferenciação de células-tronco adultas em células musculares
- Comparação do efeito clínico de células-tronco adultas de diferentes origens injetadas em modelos murinos e canino de doenças neuromusculares
Atividades de extensão
Além das pesquisas, tem um envolvimento importante no aconselhamento genético de famílias com doenças neuromusculares desde os anos 70. Já atendeu mais de 25 mil pessoas pertencentes a famílias de afetados. É presidente-fundadora da Associação Brasileira de Distrofia Muscular (ABDIM).
Fonte: https://genoma.ib.usp.br/pt-br/pesquisa/pesquisadores/dra-mayana-zatz
Comentários
Postar um comentário